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TRANSPORTE PÚBLICO GRATUITO EM MARICÁ

<h4 _ngcontent-brt-c15="" class="animated fadeInUp duration-3s delay-2s" style="box-sizing: border-box; margin-top: 0px; margin-bottom: 0.5rem; animation-duration: 1s; animation-fill-mode: both; animation-name: fadeInUp; color: rgb(255, 255, 255); font-family: -apple-system, BlinkMacSystemFont, " segoe="" ui",="" roboto,="" "helvetica="" neue",="" arial,="" "noto="" sans",="" sans-serif,="" "apple="" color="" emoji",="" "segoe="" ui="" symbol",="" emoji";="" background-color:="" rgb(17,="" 92,="" 10);="" font-size:="" calc(10px="" +="" 1vw)="" !important;="" text-align:="" justify;"="">Primeira cidade com mais de 10 mil habitantes a oferecer tarifa zero, desde dezembro de 2014 as primeiras linhas de ônibus com tarifa zero começaram a circular na cidade.

 

Maricá foi a primeira cidade brasileira com mais de 100 mil habitantes a implantar o passe livre. As quatro primeiras linhas de ônibus com tarifa zero começaram a circular no dia 18 de dezembro de 2014 e a catraca só existe para registrar o número de passageiros. Há pouco mais de um mês, a prefeitura local fundou a Empresa Pública de Transportes (EPT) e instituiu o passe livre para todos.

Duas empresas privadas de transportes da cidade continuam tendo concessão, renovadas em 2005 e com duração até 2020, para operar com cobrança de passagem. Por isso, desde o fim do ano passado, os usuários têm à disposição tanto os ônibus que cobram tarifa, com valor mínimo de 2,70 reais, quanto os gratuitos, da Prefeitura de Maricá, sendo que ambos fazem trajetos semelhantes.

A ideia é quebrar o monopólio que, durante décadas, existe neste setor dentro do município e ao mesmo tempo, oferecer o transporte como um serviço público e gratuito à população. A qualidade dos novos ônibus comprados pela prefeitura é exemplar.Todos os ônibus têm ar condicionado e elevador para deficientes físicos nas portas. Atualmente existem dez veículos operando, mas a proposta é comprar mais vinte ônibus, preferencialmente elétricos para que não haja emissão de carbono.

Além disso, a prefeitura pretende complementar o serviço de transporte com vans. A prefeitura pretende investir na EPT para que a empresa tenha capacidade de concorrer com as empresas privadas e assim, Maricá tenha autonomia para garantir o transporte dos moradores independentemente de concessão. Metodologia: A prefeitura começou os estudos para criar uma empresa com tarifa popular.


UM APRENDIZADO FUNDAMENTAL
O objetivo era iniciar a operação com passagem em torno de dois reais para, progressivamente, reduzir até a tarifa zero. Mas a ideia esbarrou em entraves jurídicos. A solução foi fundar uma autarquia municipal e implantar a tarifa zero desde o início. Depois da criação da autarquia, a prefeitura investiu aproximadamente 5 milhões de reais, comprou dez ônibus e contratou 29 motoristas por meio de concurso público, em caráter temporário, por 12 meses.
PARCEIROS ENVOLVIDOS
Prefeitura Municipal de Maricá
PÚBLICO ATINGIDO
Toda a população de Maricá.
RESULTADOS QUANTITATIVOS
  • Desde que começou a operar, em pouco mais de um mês, os ônibus gratuitos já transportaram mais de 200 mil passageiro;
  • A Prefeitura de Maricá estima que já esteja atendendo 70% da população;
  •  Economia de R$ 400 mil em vale-transporte dos funcionários da prefeitura em longo prazo;
  • No total, a EPT já tem 90 funcionários que trabalham exclusivamente para o funcionamento das quatro linhas de ônibus.

RESULTADOS QUALITATIVOS

A gratuidade fez até com que moradores de cidades vizinhas pudessem começar a frequentar as praias de Maricá. 


PARÂMETROS CONTEMPLADOS
Os ônibus operados pela prefeitura — chamados de “vermelhinhos” — começaram a circular em 2015, com dez veículos se deslocando por uma linha que atravessava a cidade.  Na sequência os veículos passaram a atender o bairro Recanto à Ponta Negra, nas extremidades do município, 24 horas por dia e nos finais de semana. O projeto prevê ainda a criação de câmaras populares para avaliar a qualidade do serviço, além de avaliações periódicas de desempenho. Os recursos para manter todo esse sistema são provenientes da verba que o município tem direito em função dos royalties do petróleo, um exemplo de contrapartida com impactos sociais, políticos e econômicos em prol da sustentabilidade. O impacto ambiental é considerável e inspiração para outras localidades.


FONTES DE REFERÊNCIA

https://a3p.eco.br/produto/transporte-publico-gratuito-em-marica/

https://www.marica.rj.gov.br/2019/09/19/programa-tarifa-zero-de-marica-se-destaca-em-seminario-sobre-mobilidade-urbana/

https://idec.org.br/noticia/conheca-o-transporte-de-marica-maior-cidade-oferecer-tarifa-zero-no-pais

https://www.jornaldaki.com.br/post/mobilidade-maric%C3%A1-ser%C3%A1-100-tarifa-zero-em-todas-as-linhas-de-%C3%B4nibus-do-munic%C3%ADpio

https://diariodotransporte.com.br/2019/11/26/marica-rj-tem-nova-linha-de-onibus-com-tarifa-zero/

https://www.ofluminense.com.br/editorias/cidades/2019/10/1124607-transporte-gratuito-em-marica-ganha-reforco-de-23-onibus.html

https://summitmobilidade.estadao.com.br/ir-e-vir-no-mundo/3-lugares-do-mundo-que-adotaram-a-gratuidade-no-transporte/

https://www.brasildefato.com.br/2017/05/11/rj-marica-ganha-queda-de-braco-e-volta-a-oferecer-onibus-com-passe-livre

https://www.archdaily.com.br/br/781430/tarifa-zero-no-transporte-publico-ja-e-realidade-em-12-cidades-brasileiras/56b0b521e58ecee7e100071c-tarifa-zero-no-transporte-publico-ja-e-realidade-em-12-cidades-brasileiras-imagem

https://autonomialiteraria.com.br/marica-rj-a-capital-do-passe-livre-no-brasil/

https://diariodorio.com/vermelhinhos-onibus-gratuitos-sao-sensacao-em-marica/

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